Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2016

A despedida do amor...


Existe duas dores de amor. 
A primeira é quando a relação termina e a gente, seguindo amando, tem que se acostumar com a ausência do outro, com a sensação de rejeição e com a falta de perspectiva, já que ainda estamos tão envolvidos que não conseguimos ver luz no fim do túnel.
A segunda dor é quando começamos a vislumbrar a luz no fim do túnel.

Você deve achar que eu bebi, se a luz está sendo vista, adeus dor, não seria assim? 
Mais ou menos, há, como falei, duas dores, a mais dilacerante é a dor física da falta de beijos e abraços, a dor de virar desimportante para o ser amado, a falta dos telefonemas, das mensagens, enfim a falta, o vazio...
Mas quando esta dor passa, começamos um outro ritual de despedida: a dor de abandonar o amor que sentíamos. 
A dor de esvaziar o coração, de remover a saudade, de ficar livre, sem sentimento especial por ninguém, dói também.
Na verdade, ficamos apegados ao amor tanto quanto à pessoa que o gerou, muitas pessoas reclamam por não conseguir se desprender de alguém. 
É que, sem se darem conta, não querem se desprender., aquele amor, mesmo não retribuído, tornou-se um suvenir de uma época bonita que foi vivida, passou a ser um bem de valor inestimável, é uma sensação com a qual a gente se apega, ele ocupava espaço, alimentava o sonho e de algum modo, era presença de alguém  com você.
Faz parte de nós, queremos, logicamente, voltar a ser alegres e disponíveis, mas para isso é preciso abrir mão de algo que nos foi caro por muito tempo, que de certa maneira entranhou-se na gente e que só com muito esforço é possível alforriar.
É uma dor mais amena, quase imperceptível, talvez, por isso, costuma durar mais do que a dor-de-cotovelo propriamente dita. 
É uma dor que nos confunde, parece ser aquela mesma dor primeira, mas já é outra. 
A pessoa que nos deixou já não nos interessa mais, mas interessa o amor que sentíamos por ela, aquele amor que nos justificava como seres humanos, que nos colocava dentro das estatísticas: eu amo, logo existo.
Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo. 
É o arremate de uma história que terminou, externamente, sem nossa concordância, mas que precisa também sair de dentro da gente, desocupar espaço, dar lugar a outro, finalmente existe a dor do amor e também o fim da dor do desamor.
Martha Medeiros

POR...Wcastanheira  Em delírios d eum final de tarde, hoje colando este mimo da conterrânea Martha Medeiros, uma pérola. Pra vcs bjinhos e bjinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário