Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta feira da Paixão de Jesus Cristo






 Temos hoje uma das datas mais emblemáticas para o Cristianismo: Sexta-Feira da Paixão. Momento de fé contrita, solene, no qual registra a prisão, julgamento, suplício, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo.
A definição da data, baseada nos costumes ancestrais herdados da religiosidade judaica, é contada retroativamente a partir do Domingo de Páscoa, marco supremo da ressurreição do Messias.
Comprova a antiguidade da data a própria flutuação do dia santificado, dotado de mobilidade destacada dentre a rigidez dos calendários definidos como referências universais desde os tempos do poder romano. O dia certo, a cada ano, é definido como sendo a primeira sexta-feira depois da primeira lua cheia após o equinócio do outono (no hemisfério sul, posto ao norte ser o equinócio da primavera). Resumo da ópera: este dia pode acontecer entre 20 de março a 23 de abril.
Trata-se, portanto, de uma incontornável reafirmação de milenares vínculos sociais traduzidos como referências religiosas de tamanha força que ultrapassa as próprias crenças, impondo-se aos calendários civis, convertendo-se em feriados para boa parte dos países de tradição católica, alcançando, assim, praticamente todas as demais opções de credo.
No Brasil tem força singular, sendo um momento respeitado em todo o território nacional, devidamente incorporado às datas comemorativas mais fortes. Ao longo dos anos, a Sexta-Feira Santa foi se impondo aos costumes nacionais e o consumo de frutos do mar, nesta data, passou a ser um traço cultural forte, mormente praticado por grande número de não-cristãos. A encenação da Paixão de Cristo, ocupando ruas de incontáveis cidades brasileiras também se consolidou como característica nacional, chegando a criar uma cidade cenográfica: Nova Jerusalém, em Pernambuco.
Não estamos diante de um simples “feriadão”, mas frente a um momento de grande força popular, capaz de extrapolar os próprios limites religiosos e de estimular reflexões sobre os valores éticos e sociais. Não deve ser desperdiçado, portanto.EXTRAÍDO DA INTERNET    Por: Wcastanheira neste dia de profundo tempo para meditar, pensar na doação de DEUS para conosco, ELE q é PAI de bondade e tudo pode, entregou seu filho para expair nossos pecados e num ato de bondade do alto da cruz JESUS entrega-nos sua MÃE MARIA como nossa verdadeira MÃE do CÉU, creio nisso com fé e amor. Pra vcs bjos e bjos.

4 comentários:

  1. Oi Castanheira,

    Deslumbrante imagem!
    Gostei imenso da abordagem histórica, que você fez em sua postagem.
    Hoje, delirou de amor a Jesus.

    PARABÉNS!

    SANTA E ABENÇOADA PÁSCOA!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto querido amigo. Ter fé é bom, traz paz e alegrias.
    Um grande bj no teu coração
    e uma linda Páscoa para ti e para os teus.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Me perdoe, acho tudo muito lindo.
    Pena que amanhã o sentimento já é outro.
    Afinal, amanhã é o dia da violencia, vingança
    malhar o Judas! Triste mais real!
    Cadê o Amor cultivado na ressurreição, renascimento?
    Enfim, somos seres humanos e entendemos tudo distorcido.
    FELIZ PASCOA!
    Bjinhos sabor chocolate!

    ResponderExcluir
  4. Jesus morrer pelos injutiçados, pelos doentes, pelos pobres, pelos aflitos...enfim, por todos nós.Reconheçamos esse ato de amor relfetindo e vivendo sua paixão com amor e carinho.

    ResponderExcluir