Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2009

TEATRO: A SEMENTE

Narrador: Certa vez em uma pequena cidade do interior, morava uma senhora, que já estava um pouco envelhecida pela ação da idade.Com o semblante muito cansado e com o corpo já debilitado pelo peso da idade, deixava-se notar pelos demais, devido ao esforço que fazia para acompanhar seus colegas de trabalho no atribulado embarque e desembarque do ônibus que todos os dias os apanhava para levá-los ao trabalho.
A simpática senhora costumava sempre na parte da manhã antes de pegar o ônibus, entrar na loja em frente a parada e comprar um pacote de sementes de flores e levar consigo, para ir jogando pela janela do ônibus durante o trajeto percorrido.Isso chamava a atenção dos demais passageiros que comentavam:

1º-Passageiro: O que ela está fazendo? Acho que já está caducando!

2º-Passageiro: Não pode ser normal uma pessoa gastar dinheiro a toa só por divertimento, e todos os dias!

3º-Passageiro: Será que ela não consegue ver que esta estrada de quase sete km é formada só de areia seca e de pedras?

Narrador: E assim todos continuavam a prestar atenção na pobre senhora que passava os dias de sua vida pegando o ônibus, comprando sementes de flores e colocando seu dinheiro fora.
Um dia, embarcou no ônibus um novo funcionário, belo rapaz, em plena juventude. Sua reação não foi diferente das demais pessoas que costumavam ver todos os dias o que aquela senhora fazia.Porém sua curiosidade após dois meses de expectativa teve um resultado diferente dos demais, resolveu perguntar o porquê daquilo que ela fazia.Aproximou-se da senhora e perguntou:

Rapaz: Senhora, já fazem dois meses que eu venho observando seu costume de comprar sementes e espalhar por todo o trajeto que o ônibus faz, não consigo entender o que a leva a colocar seu dinheiro fora desse jeito,já que muitas vezes não o tem nem para fazer um lanche.

Senhora: Meu rapaz, nem tudo na vida tem explicação ou resultado imediato.

Rapaz: Como a senhora pode ver, o caminho é deserto, cheio de areia, pedras e ervas daninhas por todos os lados , sem falar nos pássaros que sempre esperam que a senhora jogue a semente para eles se alimentarem, nem água tem para molhá-las a não ser da chuva, e com essa seca!

Senhora: Tudo é feio quando queremos que continue feio, mas podemos mudar ou tornar um pouco mais alegre e bonito aquilo que acreditamos e aonde passamos.

Narrador: O rapaz se retirou e continuou achando que talvez fosse a solidão da pobre senhora que a fazia pensar daquele modo.
O tempo passou e o rapaz foi mandado pela firma que trabalhava, fazer um curso de especialização de seis meses, para assumir um novo cargo.
Ao voltar o rapaz iniciou novamente a rotina de pegar o ônibus juntamente com outros funcionários para ir trabalhar.
Passaram-se duas semanas e o rapaz notou a falta da velha senhora que todos os dias pegava o ônibus e com sua sacola improvisada de pacote de loja, saia a espalhar alimentos de semente aos pássaros e jogar dinheiro fora.
Resolveu então perguntar ao motorista do ônibus o que havia acontecido com ela, se estava de férias ou doente pois havia notado a sua falta. O motorista respondeu:

Motorista: Caro amigo, a quanto tempo estás ausente?

Rapaz: Fazem quase sete meses.

Motorista: Já se vai para dois meses que a simpática senhora nos deixou!

Rapaz: Nos deixou como, foi embora para outra cidade?

Motorista: Se é outra cidade ainda não sei, pois ninguém voltou para dizer, só sei que ela faleceu, , uma vizinha não a viu sair para o trabalho e foi verificar. Que lástima, estava morta em seu leito.Morreu dormindo.

Narrador: O rapaz ficou muito triste com a notícia , pois já estava acostumado com a velha senhora jogando sementes pela janela, sorrindo e cumprimentado a todos.
Certo dia, cansado por ter ido dormir tarde e acordar cedo, o rapaz acabou por adormecer logo que entrou no ônibus e foi despertado pelos gritos de euforia de uma criança que dizia a sua mãe:

Criança: Mamãe, mamãe, olhe que flores lindas floresceram a beira da estrada! Parece que foram plantadas com tanto carinho e amor.

Mãe: Sim minha filha são lindas mesmo, quem as plantou teve muito bom gosto, pois além de ser bonitas tornaram este caminho que era tão feio e cansativo, em um caminho belo e alegre para aqueles que o tem que percorrer todos os dias.

Narrador: Foi aí que o rapaz entendeu o que a velha senhora havia tentado explicar para ele no dia que conversaram.
Nem tudo tem um resultado imediato, mas nem por isso devemos de nos deixar abater, perder a fé e não lutar pelo que acreditamos.
Muitas vezes o que fizemos não pode ser apreciado por nós, mas devemos ter a certeza de que outros irão apreciar. Nunca podemos desistir de semear, um dia a semente vai germinar e alguém irá colher o que de bom foi plantado e com um sorriso no rosto dizer:
FELIZ DAQUELE QUE SOUBE SEMEAR PARA QUE OUTROS POSSAM COLHER.E MAIS FELIZ AINDA AQUELE QUE CONSEGUE FAZER COM QUE A SEMENTE PROPORCIONE ALEGRIA DE VIVER CADA DIA EM FUNÇÃO DOS

Um comentário: