Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2009

UM POUCO DE: CECÍLIA ESTA DELÍCIOSA MULHER ANJO.

Motivo
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
Cecília Meireles

Por:Wcastanheira
Alguém perguntou-me, -donde te vem toda esta inspiração?
Respondi com um sorriso e um pouco de Cecília, será que respondi bem? Depois, fiquei quetionando-me, como a nós veem estas coisas, estas respostas? Incrível a vida do poeta, só os anjos mesmo podem assim fazê-los, beijócas!!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

QUARTA FEIRA, DIA DE QUINTANA!!

Por favor, não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu.
Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu…
Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor.

Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor.”
Mário Quintana

Quero, um dia, dizer às pessoas que nada foi em vão…
Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim e que eu sempre dei o melhor de mim…
e que valeu a pena.
Mário Quintana

Por: Wcastanheira
Quarta feira, graças aos anjos, dia de Quintana, dos Quintanares, da Rua da Praia, das musas, óh, as musas e como sempre soube em seus versos, cantá-las, um beijo e...deliciem-se!!

terça-feira, 28 de julho de 2009

UM PENSAMENTO, PELA JANELA.

Olho a janela e vejo a chuva, percebo nuvens, frio e... distãncia, vejo homens alucinados, mulheres rápidas, vejo...crianças mal cobertas e as bem cobertas vejo em bons carros, vejo homens mal vestidos andando aos passos largos e os bem vestidos, vejo em bons carros, vejo flores quase mortas, descoloridas, descontínuas, maltratadas pelo frio e as bonitas, bem arrumadas, vejo nos vasos em belas casas, vejo moças entrouxadas, enroladas, encaracoladas, moças pelo frio enrugadas, fazem parte da paizagem gélida e as moças lindas e arrumadas, vejo em quentes carros e em belas casas, vejo amores e percebo que amores estão guardados dentro, no calor dos corações, percebo carinhos e vejo que carinhos flutuam entre aqueles que se amam, vejo em tudo um pouco de você, que trabalha, que atende telefone, que discute pontos de vista e que mais tarde estará também no quente do lar, olhará seu jardim, adimirará sua lareira e por certo lembrará do nosso ontem, voltará ao quarto e no silêncio da alcova verá o desalinho em que ficou, o desarranjo do nosso amor e assim tonta , ainda pensativa, irá até a janela e verá a chuva, perceberá as nuvens, o frio, os homens que passam, as crianças desarrumadas...a natureza enfim, como peço aos anjos do amor para que no intimo do seu pensamento...pense, um pouquinho... em mim.

Por Wcastanheira
Prostrado, encantado, olhando...a chuva eo frio.

domingo, 26 de julho de 2009

Tributo a um amor encontrado.

Por caminhos confusos, no desespero da busca, finalmente te encontrei, me envolvendo em teus braços, enlaçado no teu compasso, te beijei!
Delirei, ao sentir a suavidade do teu alvo corpo, delirei ao provar da macies do teu beijo úmido e demorado, fui ao céu, entreguei-me aos profundos delírios dos mais incautos amantes, estava feliz, como nunca me houvera visto, antes.
Sonhei, permiti-me visitar a morada dos anjos, óh que belas paizagens, que dóceis convivios, em que maravilhoso colchão de nuvens cada um deles, vive,
Voltei, voltei agora pra ficar, pois não podia estar a viajar, quando tão profundo beijo, me premitiste dar.
Dar ou ganhar? Que confuso fica o poeta, nesta dimensão do amor, amor? E agora, envolvido no teu mais profundo carinho, como posso eu que esperei tanto, decidir, este caminho?
Decidir? Quem disse que tenha esta árdua tarefa? Que verdade é esta?
Verdade? Porque procurar por verdade, quando te tenho em meus braços, quando teu calor como um todo me envolve, quando minhas mãos inquietas enlouquecem, quando não sabem por onde vão ou sequer por onde irão, quando meu todo já não é nada, a não ser um pouco daquilo que fui, quando em teus braços de tanto esperar, de tanto viajar, hoje...só me sinto, a sonhar.
Sonhar e sonhar, mas hoje meu sonho pude apalpar, acariciar, tocar, provar e nele, como que montado num corcel galopante, aos poucos vou pelo teu corpo, sigo avante.
Enveredo por mares, céus, terra e ares, não há no mundo, neste mundo dos poetas, neste mundo dos amantes, ninguém mas ninguém mais feliz que eu, doravante.
Acordar? Não, viver, quero viver este vão momento, mergulhado nos prazeres que me ofertas, absorto na verdade que sinto e que vejo, inteiro de corpo inteiro, envolvido...no sabor teu beijo.
Sentir, sim, sentir cada espaço teu, cada milimetro deste corpo sonhado, deste beijo esperado, deste amor todo o dia, por mim cantado, quero navegar por entre teus seios redesenhados para meu prazer, provar do teu sumo, guardado paro meu deleite, estar deitado ao teu cólo para nele, adimirar o profundo sono do teu cansaço,e aí, sòmente aí, deitar minha cabeça, no calor do teu regaço.
Esperar, óh, como sei esperar, esperar pelo teu lindo acordar, então com carinho, com delicadeza teu cabelo pentear, teu novo alinho depois do desalinho, apreciar e no vão deste momento te beijar e...te amar.
Te amar com a força de toda a minha espera, deixar que o sol apareça, que a luz invada a nossa alcova, com o odor do amor, que tudo seja tão intenso, e tão profundo, que mesmo as horas, que marcam o mundo, para nós não tenham valor, pois na alcova da espera, chegou nosso, imenso amor.
Que não seja cego, nem inconstante, que seja o amor que tanto cantei, que tanto esperei, um amor forte e verdadeiro, não com a ingenuidade de um amor primeiro, mas com a força da vivência e com caldo, da experiência, assim quero te provar, te saborear, te fazer imensamente feliz, por...me amar. um amor que não precise ser puro, mas tão profundo e tão intenso que seja o maior... que penso!!

Por:Wcastanheira
Num final de tarde, de tanto pensar no amor impossível, decidi à pedido de uma amiga, dar uma chance ao anjo do amor encontrado.

sábado, 25 de julho de 2009

Zero Hora 25/07/09

Você concorda com o auxílio do governo federal aos presídios?
Claro que não, o dinheiro público tem que ser aplicado em ações públicas que venham a sanar as difilculdades do povo. Preso tem de trabalhar, sustentar-se. É um absurdo o marginal ser preso e o trabalhador pagar a conta.Precisamos evoluir. Cada preso que pague suas despesas com o seu próprio trabalho, isto valorizaria o próprio presidiário, diante do conceito social.
Wanderlen Castanheira
Marítimo – Tramandaí

sexta-feira, 24 de julho de 2009

TRAZE-ME A doce, feminina e encantadora Cecília.

Traze-me
( Cecília Meireles)

Traze-me um pouco das sombras serenas
que as nuvens transportam por cima do dia!
Um pouco de sombra, apenas,
- vê que nem te peço alegria.

Traze-me um pouco da alvura dos luares
que a noite sustenta no teu coração!
A alvura, apenas, dos ares:
- vê que nem te peço ilusão.

Traze-me um pouco da tua lembrança,
aroma perdido, saudade da flor!
-Vê que nem te digo - esperança!
-Vê que nem sequer sonho - amor

Por: Wcastanheira
N'uma tarde fria, 4º ambiente, sem inspiração, um anjo pousou em meu ombro e soprou um quase sussurro...dedica um pouquinho de Cecília pra eles(a), acho que vão gostar... como sempre, ouvi a vóz do anjo e... Cecília Meireles, a poetiza dos marinheiros, pra nós.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

SOU SÒMENTE TEU

SOU SÒMENTE TEU!
E como sòmente teu, incontrolávelmente teu, me sinto com prazer ser submisso, me sinto mais e mais homem, mais teu. Quando todos tua beleza desejam, eu, apenas quero por ti ser desejado, quando todos querem a ti, nos braços ter, eu... apenas nos teus braços quero por ti estar preso, subjulgado.Um homem realizado, feliz e amado. E assim, na condição de submisso, de total dependência, me entrego a ti, expando minhas fantasias, jamais penso em dominar, quero apenas e tão sómente, ser dominado e consequentemente minha sexualidade deixar fluir sob teus domínios. Na submissão deste meu imensurável amor, também, tem o prazer mental e a minha fantasia que é muito intensa. Ocupar a mente com os prazeres de uma dona é muito gostoso, não dispendo a força de pensar, apenas deixo-me por minha musa ser...levado, conduzido. Pensar como submisso,viver como um pertence teu e como teu dependente, dá tesão.Também dá tesão quando penso que pertenço, que sou controlado,usado e abusado.
Para mim é uma honra ser submisso ao teu amor, aos teu caprichos de mulher!

Por: Wcastanheira
Da série: Tributos a um amor impossível.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Um carinho pra nós, QUINTANA, dos...Quintanares!!

BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
Mário Quintana

DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!
Mário Quintana

Por: Wcastanheira
Da série, doses homeopáticas, do anjo dos poétas.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Da série: TRIBUTOS A UM AMOR IMPOSSÍVEL

Ainda que grites, que não podes me amar
Ainda que digas ao mundo, que não sabes me amar
Ainda que jures, a quem te ama, que jamais vais me amar
Mesmo assim te espero, sempre vou te esperar
Já estou viciado e meu vício
é te adorar,
é te comtemplar
é a angústia suportar
que um dia possas...
ao menos um carinho me dar
Já que teu amor é de outro
não adianta este pobre, esperar
então assim dia a dia
por você, irei...mendigar.

Por: Wcastanheira
Um tributo à um amor impossível.

domingo, 19 de julho de 2009

PRELÚDIO DE AMOR, UM AMOR IMPOSSÍVEL.

Quando estiveres só, pense em mim, pois estarei pensando em ti.
Quando te faltar amor, busque em mim, pois tenho um monte de amor, sobrando pra te dar.
Quando estiveres triste, me chama, tudo farei para te ver novamente feliz
Quando te faltar carinho, chama-me tenho um montão de carinho guardado para o dia em que necessitares.
Quando alguém te trair, penses...se estivesses comigo, jamais provarias deste veneno.
Quando fores sair com alguém penses que estou sempre esperando a minha vez chegar
Quando alguém te beijar, não beijes com todas as tuas forças, guarda um pouquinho para quando a minha vez chegar
Quando fizeres amor, não faça com todo o teu amor, penses que estou esperando pela migalha que há de sobrar
Se um dia, um dia nada tiveres que fazer
Pense... estou aqui, pra ti querer
Se um dia, nada te restar
Venha, sou teu, só teu, para ainda te amar.

Por: Wcastanheira
Prelúdio de amor, da série, um amor impossível.

UM AVISO AOS LEITORES(A).

UM AVISO DOS ANJOS, TENTAREI SEMPRE QUE POSSÍVEL FOR, EDITAR ALGUMA COISA DO POETA DOS POETAS, MÁRIO QUINTANA ÀS QUARTAS FEIRAS, ATENDENDO A UM PEDIDO MUITO ESPECIAL.
Por: Wcastanheira.

sábado, 18 de julho de 2009

PERSIGA SEU SONHO, SEGURE SEU AMOR!!

Persiga um sonho, mas não deixe ele viver sozinho. Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas não enlouqueça por elas. Procure, sempre procure o fim de uma história, seja ela qual for. Dê um sorriso para quem esqueceu como se faz isso. Acelere seus pensamentos, mas não permita que eles te consumam. Olhe para o lado, alguém precisa de você. Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca. Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os. Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura. Arrependa-se, volte atrás, peça perdão! Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se achá-lo, SEGURE-O! (Fernando Pessoa)

Recebi de uma pessoa amiga e... decidi compartilhar esta pérola deste perolado poeta.

JORNAL DIMENSÃO TDAI/IMBÉ 17/07/09

Opinião Comunidade

COBRANÇA DE INGRESSO NA FESTA DO PEIXE.
A polêmica sobre a cobrança de ingresso na Festa do Peixe é oportuna. Está de parabéns a comissão organizadora do evento. Ótimos shows e uma área de lazer muito bem organizada. Não sei se o leitor percebeu, mas eu percebi, o por do sol naquele local é digno de cartão postal - é poético, lindo. Mas e a segurança? Que pena, foi falha, é preciso otimizar sua qualidade, pois vi seguranças fumando, em grupos de conversas, uma falha digna de demissão, creio que a cobrança de ingresso é um ato irreversível. Parte do povo não sabe usar a liberdade e pratica a libertinagem. Tenho visto em todas as grandes festas, ordem, calma e paz nos eventos, o que aqui não aconteceu. O ingresso além de selecionar na entrada, dá tranquilidade ao freqüentador. Boa segurança custa caro e creio não ser possível fazê-la com entrada franca, cobre-se ingresso, pois quem não tem o que gastar, não soma no evento, quer queira ou não é um evento sócio-comercial.
Se continuar assim, as pessoas que podem investir desistem da festa. É gente pedindo esmola, outros empurrando as pessoas e isto prejudica a imagem do evento. A seleção é inevitável, tem que ser feita na portaria. Um alerta - a gratuidade, infelizmente, manchou a qualidade desta festa, desordeiros não podem ter acesso ou devem ser retirados.

Wanderlen Borges Castanheira – Indianópolis


Opinião Comunidade

Sem Pediatra
Atenção Secretaria da Saúde estamos sem PEDIATRA, na emergência do posto 24h. Convenhamos, pediatra é gênero de primeiríssima necessidade. É imperdoável sua falha, o povo merece este carinho, esta atenção especialíssima. Esperamos contar com a atenção do poder público, em atender aos pequeninos ou será que seus assessores ainda não perceberam esta urgência? Confio na sua atenção e as criancinhas, no futuro lhe agradecerão.

Wanderlen Castanheira

sexta-feira, 17 de julho de 2009

TRIBUTO A UM GRANDE AMOR!!

Eu... queria te amar, mas não te amar, assim como todos amam, queria te querer, mas não assim como os amantes querem as amadas, como os apaixonados, querem as apaixonadas, queria te amar de um modo profundo, tão intenso, mas tão absorvente que te faria esquecer, de outros amores, de outros valores, de outras pudências, de outros e outros homens, que de algum modo, de alguma maneira te fizeram feliz.
Queria te dar tanto amor que fosse capaz de te fazer esquecer a quem mais te ama, te dar amor que te faça esquecer, toda tua, última cama.
Queria te amar mas com tal força, que jamais esquecerias meu amor, queria te amar sem limites, sem barreiras, sem ciumes, sim, sem ciumes pois tão grande é meu amor que jamais em algum perdido momento da vida poderei pensar que alguém será capaz de te fazer mais feliz que eu.
E tão imenso é o amor que pra ti tenho guardado, que já não vivo, apenas espero, angustiadamente espero, pelo solene momento de te amar.
E tão intenso, é este sentimento, que vago pelas ruas, viajo pelas nuvens, esperando sonhando com noticias suas e assim vou caindo neste imenso vazio que é pensar em ti, e assim vou morrendo aos poucos, recheado, abastecido deste desesperado e louco amor.
Aos anjos falo de ti, aos céus imploro por ti e a DEUS, rezo por nós, aos amigos, mas que amigos? Se já os perdi, apenas por causa de ti.
Eu... queria te amar, mas te amar, assim como as mães dos marginais, assim, como as mães dos perdidos amam seu rebentos, um amor sem explicação, um amor que foge à razão.
Eu... queria que todo o meu coração fosse por ti preenchido, para que, quando morrer, quando houver já partido, possam assim dizer, morreu por um grande amor... jamais vivido.

Por Wcastanheira
N'uma noite em que pensei, amar vale a pena, quando a alma não é pequena.
Um tributo de saudade do imenso Fernando Pessoa.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Quarta feira, graças a DEUS, dia de QUINTANA

Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois

Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, cantar depois

Possuir primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois

Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depois

Mário Quintana
Por: Wcastanheira
Quando teus anjos não visitam-me, resta-me tentar de algum modo, recorrer à tua poesia, anjo poeta.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Pensamento Cinza. Um carinho da: Minha Linda!!

Pensamento cinza

O primeiro pingo no telhado prenunciou o que estava por vir. Abriu um dos olhos que correu para o relógio que havia na cabeceira, o qual só confirmou aquilo que já sabia. Amanheceu. O aroma que vinha da cozinha era um tanto animador e talvez a única coisa que lhe instigasse a levantar.
Raul era daqueles que por vezes sentia-se deslocado e buscava motivos para levantar-se da cama de manhã e vestir aquela sua roupa de sempre, um Jens desbotado, um tanto encardido e aquela camisa que ganhara de sua mãe, pessoa esta tão zelosa e que o fazia flutuar com os aromas vindos da cozinha, que com sua alquimia culinária conquistava covardemente todos aqueles que cruzassem por ali.
Que manhã!! Chuvosa e cinza como os pensamentos que insistiam em povoar aquela cabeça, também cinza , devido aos seus gritantes cabelos grisalhos, os quais, lhe davam um ar de quem já havia passado por tudo na vida.
Que engano!! Quisera-o ter passado tudo nesta vida, mas Joana o impedira. Ah, doce Joana! Que por obséquio, por onde andara!
O cheiro que chegava da cozinha parecia que aumentava cada vez mais, e isso fez com que pulasse da cama, num ato instantâneo e impensado, e a chuva que caia ainda tímida fazia todo o diferencial naquela manhã.
Atos impensados eram do que estava precisando, pois passou pelo menos 30 anos de sua vida pensando e planejando a vida, calculando milimetricamente os passos, com direito até a plano B. Não, definitivamente não queria mais ter certeza das coisas, pois deu-se conta de que a única coisa de que temos certeza e de que não sabemos nada. Pelo menos deu-se conta a tempo, mas Joana não estava mais por perto, por onde andara Joana!
Uma carreira bem sucedida como engenheiro civil não foi o suficiente, não planejou o essencial, aquilo que carreira, poder, prestígio e nem grana trazem para a gente. Nossa, se engana aquele que pensa que traz!!
Os ovos mexidos que sua mãe preparou naquele momento era o que mais lhe importava, finalmente começou a viver de pequenos momentos. Ah Joana!! Quisera ele ter Joana ao seu lado agora! Essa era a sua frustração.
Carro zero km, com aquele cheirinho de novo, nossa!!Casa na praia, cobertura duplex com vista para o lindo Guaíba, pacote de férias para as belas praias do Nordeste. Tudo isso conquistas bem sucedidas devido sua tão bem planejada vida. Mas Joana sempre foi seu maior sonho de consumo, a sua bonequinha de luxo, sua musa inspiradora, seu grande amor.
A chuva despencou lá fora, e ficou a observar aqueles grossos pingos escorrerem pela vidraça, e por que os pensamentos não lhe davam uma trégua? Pensamentos cinza como o dia que se apresentava lá fora. Sua mente insistia em lhe torturar mostrando-lhe o único “pixel” colorido deste pensamento, os olhos verdes de Joana; Ah! E aqueles lindos, longos e loiros cabelos crespos, podia até sentir o perfume.
Nunca mais abriria a janela do seu quarto, num dia cinza, que teimavam em remeter-lhe lembranças de um dia cinza do passado, o dia em que ocorrera aquele terrível momento, que marcara sua vida como nenhum outro acontecimento. Raul e Joana não tiveram filhos, restou nada mais do que lembranças, remorsos e desgostos.
Aguardava somente um final de tarde, um notícia sequer, como num passe de mágica, da querida Joana que se fora depois daquele desgraçado dia cinza.Um telefonema dizendo-lhe: - Amor, estou chegando daqui a dez minutos! Ou uma leve batida na porta e lá estava ela, toda molhada da chuva, mas com um sorriso imensurável no rosto.
Onde está Joana? Pena que agora é tarde demais e nada mais do que breves momentos de prazer lhe davam sentido a vida.
Percebeu um pouco tarde demais que as partes constroem o todo, e não na ordem inversa. Não se vislumbra o “lá”, sem se perceber o aqui e o agora, sem deliciar-se durante o percurso.
Joana era daquelas mulheres de personalidade marcante, de olhar profundo, como se olhasse além da aparência externa, olhava por dentro, o que se passava com a alma. Isso fascinava Raul, pois ela era diferente das outras mulheres, ao menos ele a via assim. Ela possuía uma beleza exótica, não aquela beleza de capa de revista, aquele protótipo de mulher dos sonhos masculinos, mas ela era diferente, bela e incomparável. Sua beleza transcendia a aparência física. Pensavam em ter filhos, os dois fizeram inúmeros planos, como se a vida pudesse esperar...
A chuva persistia lá fora, e ele abriu o jornal na página do horóscopo, coisa que tempo atrás jamais fez, leu seu signo, franziu os olhos, como que não estivesse satisfeito ou talvez convencido com o que leu , folhou até a previsão do tempo, e após o beijo na face de sua mãe, levantou e dirigiu-se até a porta da rua, apanhou o guarda-chuva que estava atrás e foi. Com um olhar disperso, caminhou até o trabalho, observando coisas que antes lhe passavam despercebidas, mas aquele pensamento cinza o fazia companhia, como se para sempre, insistente atrás de um colorido que só Joana podia lhe trazer de volta.
Mas por obséquio, por onde anda Joana?

Por: Minha linda.
Uma amiga escritora, que nos momentos poéticos, divaga seus sonhos, seus anceios... derrama sua sensibilidade e abri às linhas, seu lado mulher.
Um bjo pra vc MINHA LINDA!!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

CLARICE NUMA SEGUNDA, PRA COMEÇAR BEM!!

POR HOJE, UM POUQUINHO DA DELICIOSA CLARICE

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. Pra minha linda!!

Clarice Lispector

domingo, 12 de julho de 2009

Um dia sem inspiração.

Hoje estou sem inspiração alguma, sei lá os anjos não me visitaram, me faltou a sensibilidade da poesia, mas não poderia deixar passar sem postar algo para meus diletos(a) amigos(a) , hoje e só por hoje, não pensei nas rosas, sequer tive tempo de pensar nos beijos perdidos ou naqueles roubados, não mparei sequer um momento para tentar perceber, o romance dos(a) enamorados(a), não lembrei da amada distante ou sequer naquele amor platônico, tantas veses cantado, declamado, poetizado, esqueci de pensar no poeta dos poetas, sequer lembrei da liberdade dos pássaros ou da inoscência das crianças, vi meninos(a) no parque mas sequer tive a sensibilidade de perceber suas liberdades, suas faltas de preocupação com o tempo, vi uma criança correndo e o pai atrás dela, mas sequer tive a sensibilidade de perceber da sua liberdade o quanto ela vibrava a cada pequeno passo, talvez pensando... correndo papai não me alcança, só assim tenho liberdade, sequer tive a descência de tentar entender cada passo daquela pequena e ingênua criatura, vi um barco distante, mas faltou-me dignidade para pensar um pouco naquele barqueiro , da sua solidão no infinito oceano, da amada que deixou em terra e talvez angustiada esperando a volta do seu amado, olhei para o cèu... e busquei DEUS ora vejam só, buscando na imensidão do céu, quem está aqui na portinha do meu coração a espera de minha abertura para que ELE possa entrar, buscar DEUS no céu? Como eu estava sem inspiração no dia de hoje, olhei para o infinito para ver até onde ia meu horizonte, ora que falta de sensibilidade, querer ver ao longe meu horizonte, se ele é marcado pelo tamanho da minha bondade, pela quantidade de capacidade que tenho em me doar ao irmão, tentei de algum modo te esquecer, ora que falta de sensibilidade... se esquecer-te meu amor, para mim, todos sabem ser humanamente impossível, busquei dormir para de algum modo sonhar contigo, mas... como dormir? Se mesmo na falta de inspiração não abandonas emu pensamento, assim, rolei na cama, busquei sono, mas durante todo este tempo só em você fui capaz de pensar, e nesta angustia que desespera mesmo ao mais infimo poeta, só me foi permitido pensar em você, e assim sem inspiração, com você, mais uma vez, adormeceu meu coração.

Por: Wcastanheira
Numa tarde fria, onde com a falta de inspiração, só sobre a inspiração, consegui escrever, talvez o sol, apenas o sol, não tenha me visitado.

sábado, 11 de julho de 2009

Zero Hora 11/07/09

Você acha que é uma boa idéia regulamentar os flanelinhas??

Ótima ideia, é preciso fiscalizar ou continuará a pressão pelo pagamento obrigatório e adiantado. Pelo menos agora temos onde reclamar, eles estão organizados em cooperativa, mas sempre haverão os charlatões no meio deles é preciso agir com firmeza, expulsando-os das áreas de atuação dos legalizados, assim é possível separar o bom daqueles que apenas zelam nossos carros para as larápios.

Wanderlen Castanheira
Marítimo – Tramandaí

Jornal Dimensão Tdai/Imbé 10/07/09

Opinião Comunidade

Peixe é só pescar
Caros leitores, fiquei triste com o que ouvi de algumas pessoas na Festa do Peixe. Não discuto se está caro ou não o valor da tainha assada, mas vi que algumas mesas são mal servidas e aí dão razão ao cliente, algumas pessoas diziam: É um absurdo este preço, peixe é só pescar. Explico minha visão, não é bem assim, o pescador entrega a tainha em média a R$ 2,50 kg. Como vemos alguém ganha muito, após o peixe ser pescado, ganha demais. Peixe, meus amigos, não é apenas ir lá e pescar, há por trás deste fato, uma luta árdua, são madrugadas frias, água pela canela ou cintura, vento minuano batendo, várias tarrafadas vindas sem nada, ou no mar, com frágeis barcos, enfrentando a violência do oceano. Vejo isto, pois sou marinheiro, centenas de metros de redes lançados e recolhidas muitas vezes sem um peixe sequer, o alto risco de morte a cada dia, várias voltas ao porto sem peixes sequer para cobrir as despesas e há que voltar ao mar - diesel caro, acho que a pesca teria que receber subsídio, pois é o único modo de salvar o trabalho árduo do pescador, redes, gelo, alimentação, cabos, guinchos, matérias de salvatagem, taxas para a Capitania e depois de tudo, as vezes a exploração impiedosa dos armadores (donos dos barcos). Tudo isto é muito caro, envolve dinheiro alto e uma trabalheira que você consumidor, jamais consegue imaginar. O mar é lindo, é romântico, mas impiedoso quando o vento sopra. O barco é um nada no oceano, pra ele não tem barco grande e todos ficam diminutos diante da força e da imensidão do mar. Enquanto o pescador enfrenta tempestades, perda de redes e até de vidas, nós nada vemos, apenas saboreamos nossa deliciosa tainha, por isso reflita, peixe não é só pescar, há muita luta, trabalho, dor, sofrimento da família com a ausência destes bravos pescadores, na escuridão da noite, no frio do inverno, na força do vento gelado, enquanto você dorme, há pescadores enfrentando o breu do oceano para que tenhamos alimento na nossa Festa do Peixe e em outras tantas festas dos mares por aí, portanto, se o peixe está caro (o que eu não acho) não culpe o bravo pescador, ele com certeza é o que menos ganha nesta injusta partilha. Coma peixe o ano todo, é saudável, é naturalíssimo e com certeza estará ajudando nossos heróicos homens do mar.

Wanderlen B. Castanheira – Indianópolis

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A UM AMOR PLATÔNICO.

Queria ser apenas tua sombra, mas não a sombra da tarde ou aquela do inicio do dia, queria ser a sombra do meio dia, do ápici, do zenite, e entrar todinho em ti, no teu corpo, mas te absorver tanto, que ninguém, mas ninguéwm, pudesse perceber do quanto eu estava em ti, e aí aos poucos, lentamente, iria saindo do teu corpo, mas tão lento que assim como a sombra do zenite, nem perceberias que meu corpo já não estava dentro do teu e ficarias assim, feliz por todo o dia, só porque ao olhares ao teu lado, ainda um pouco contigo eu permaneceria e a noite quando todas as sombras se confundem, eu queria ser a luz, apenas a luz, mas não aquela luz da cozinha, aquela luz da sala,. queria ser a luz do teu banheiro, para penetrar nos reconditos da tua intimidade, mas não a intimidade que tens com teu amor, com teus entes, a intimidade tua, só tua, te ver mulher, te ver nua, mas não apenas nua sem roupa, nua sem alma, sem pudores, sem frescuras, tão nua, mas tão nua, que até mesmo tu, por veses tens vergonha desta nudez, sem pudores, sem reservas, só teus e da luz que ilumina teu banheiro lindo em azul e branco, onde expões toda tua fragilidade, toda tua nudez de corpo e as veses de alma, de uma cor que sabemos não foi feita pra mim, pois hoje eu e tu sabemos qual a nossa cor, das nossas rosas, dos nossos amores, e assim sendo tua luz iluminaria cada curva do teu belo corpo, iluminaria com certeza tuas curvas, teus pelos mais intimos e a ti mostraria que tuas medidas são certinhas, são as medidas exatas do prazer, nem mais, nem um pouquinho a menos, iluminaria os pingos d'água que deslizam pelo teu corpo no teu banho demorado e por certo não deixaria no escuro teus seios redezenhados, feitos sob medidas para atender teus desejos, tão guardados, que até hoje da sua beleza apenas posso eu, simples mortal, sòmente imaginar e imaginar, não bastasse ser tua sombra e ainda tua luz, queria eu, de um modo especial, ser o lençol que guarda teu esguio corpo, aquecer tuas pernas, cobrir teu dorso e de algum modo acariciar teus pelos dourados, te deixar tão calma, mas tão calma, que adormecerias sob mim, e assim enovelados em recompensas, provaria das migalhas do teu amor, sim, migalhas, pois elas são a paga para muitos que apenas amam sem ser amados, e ao fim da noite já usado jogarias-me pro lado, como fazes tantas veses comigo, que import, ficaria ali, esperando por outro anoitecer, quem sabe te ter a sós debruçada sobre mim e eu, a aparar tua lágrima, a escutar teu murmúrio e quem sabe com tuas mãos por entre tuas pernas, ir até onde muitos mortais apenas sonham em ir, veja só, porque me bastaria, apenas ser teu humilde lençol, e na manhã que começa, seria eu teu café, para teu corpo aquecer e contigo até teu trabalho, lá estaria eu, tua sombra a zelar por cada passo teu e mais um dia passaria, telefonarias e atenderias e até brincarias de viajar, como semprt, terias medo de empreender qualquer ida ao desconhecido, oh como me levas à loucura quando não aceitas ir só um pouquinho além de um passeio que poderia te mostrar do meu amor, mas como jamais aceitas, apenas sabes do meu desejo e imaginas a minha quase obseção, minha musa, cada vez que me dizes teu não, ficas apenas com a sombra a te acompanhar e a noite teu lençol a te acalmar, novamente uma migalha do teu amor,fico a esperar...

Por:Wcastanheira. Numa homenagem ao amor platônico, quando migalhas já bastam por ser migalhas de amor!!

domingo, 5 de julho de 2009

UMA PARTITURA AO QUINTANA, DOS QUINTANARES.

Minha prece ao Quintana, dos Quintanares, das veses em que abri bailes, falei ao público usando tantos termos deste homem poeta e quantas veses amaciei o ouvido de uma musa minha com os versos deste poeta anjo.
Óh poeta da praça, das musas do rabinho de cavalo, daquelas gurias faceiras, mas... de cóqui, como dizias, -uma mulher precisa ser muito bonira para usar cóqui e... continuar bonita, do teu grande apreço pelas mulheres de salto, que talvez tenhas partido sem entender como desde mocinhas sabem sobre altos saltos a tantos homens encantar, como a morena não cai, como a loira se equilibra e como a mulata, óh mulatinha nos tortura, poeta da inspiração maior, quando na solidão estou, não sei porque vens sempre comigo um pouco estar, doce tempo quando ao passar pela rua da Praia, tínhamos a chance de te ver pelo menos um pouquinho, sentado, ali, no banquinho da mesa de damas.
Óh poeta dos pássaros, ainda hoje é tema de estudos tua Pássargada, -eles passam, eu, passarinho. Quando, jovens estudantes e velhos estudiosos entenderão da profundidade que quisestes dizer?
Amado poeta, na solidão desta noite fria, um anjo teu veio fazer-me uma visita, trouxe a inspiração que busquei por todo o dia e não tive para escrever um conto, pra falar de amor, pra dizer de uma musa, pra tentar encantar alguém. só tua visita faz-me ir até as estrelas, chegar ao céu e falar algo que possa encantar a estas mulheres tão interessadas nas coisas terrenas e tão desdeixados das coisas poéticas.
Óh poeta das musas, das loiras encantadoras, das morenas cintilantes e das outras como assim dizias, como se pra ti só duas têz houvessem, mas por certo as outras, essas outras, como dizias, também ficaram felizes, pois para elas teceste tantas poesias que até parece que uma outra no teu coração residia.
Tenho saudades da tua poesia sem rima, sem método, mas tão metódica e tão rimada que a todos apaixonou, saudades de te ver na feira, a imitar os grtitos do feirante e tentar como tú entender as moças bonitas que diziam que não pagam, mas também... não levam.-óh injustiça, dizias tú, -moça bonita tudo pode, pode extaziar um coração, pode mover uma multidão e pode encantar um rapaz, aquele pão.
Saudade da simplicidade dos teus versos quadradinhos, da ruazinha escura, da visita dos anjos, que só quem escreve sabe desta importância, só hoje entendo quando disseste,_não sei o que escreví, porque? Ora pois , ainda não lí.
óh poeta do sapato florido, das ruas tortuosas do teu Alegrete, das calças curtas da tua vida de menino, do bonde ligeiro que não alcançavas, das musas que cantavas, poetizavas e... em silêncio amavas.
É tão bom ter saudade de quem aprendemos a amar, de quem ensinou-me com seu verso a poetizar, das musas falar, das estrelas cantar, do céu imaginar e do mundo...versejar, passou o poeta, mas ficou a praça, ficou o pássaro, a meninada, a ruazinha,a moça do salto alto, ainda não caiu e a mulata continua a insinuar com seu belo requebrar, ficamos nós a tua visita esperar, aqui a versejar, a procurar de algum modo alguém encantar, se não sabemos, basta em Quintana... falar.

Por; Wcastanheira Minha pequena partitura ao poeta dos poetas, neste mundo que tão rápido tudo passa, para que Quintana, não passe.

sábado, 4 de julho de 2009

Felicidade pra mim.

Felicidade pra mim, é te ver de cabelos soltos, soltos ao vento, sem esta preocupação de fazer uma cólinha, um rabo de cavalo ou estas tranças, pra que eu não tenha que dizer que parece a rapunzél (que aliás até hoje ninguém sabe se existiu, apenas que se existiu usava tranças), para que eu pare de dizer que você está parecida com um a aeromoça, que insistem em dizer que são moças bonitas, mas pode uma moça ficar bonita usando cóqui? Felicidade é te ver usando um vestido solto, leve, de alcinha, deixando tuas costas nuas para que eu possa beijar teu cólo macio, felicidade é te ver sem postura, sem este jeito ereto de ser, este sorriso preso, este medo de que alguém nos veja, felicidade é te ligar a qualquer hora, em qualquer momento e ganhar um alô sorridente, sem medo, sem os grilhões que te prendem, sem os fantasmas que insistem em te assustar,é andar na chuva contigo, é usar o mesmo guarda chuva e comer do mesmo bombom, é quebrar pardigmas é ver teu rosto corado quando conto uma piada, é ver o vermelhinho do teu rosto bonito quando de algum modo te seguro uma das mãos e alguém nos vê assim neste quase amor.
Felicidade, é um dia passaer de mãos dadas, andar na praia molhando teu pé, quem sabe poder de algum modo encostar meu corpo ao teu num longo abraço e num demorado beijo, é perceber teu arrepio ao ouvir minha poesia, é sentir teu calor quando ganho um abraço um pouco mais abraçado, felicidade pra mim é tão pouco quando vem de ti, que até pareço uma criança feliz ao apenas escutar teu oi, é tão pouco quando vem de ti, que viajo nas nuvens quando em brincadeira aceitas viajar comigo, vou as estrelas para te fazer feliz, vou ao paraízo para te oferecer descanço, te levo ao céu para te ver anjo, faço e desfaço de palavras de tratos e distratos para contigo estar, faço tanto e não sei fazer o pouco que é... fazer com que aceites meu beijo e com ele recebas meu carinho, te dou o céu, as nuvens, a poesia e não consigo te dar algo te faça me amar.

Por Wcastanheira. Devaneios da solidão noturna, da conversa com um anjo, que, não sei porque veio visitar-me nesta noite fria!!

Zero Hora 04/07/09

Você é a favor da privatização dos presídios?

Que se faça com urgência esta parceria, chega de preso come-bebe-dorme. O único cidadão sem despesas, com médico e alimentação grátis é o presidiário, você já pensou nisto? Parceria é a solução imediata, preso precisa trabalhar como todo cidadão, pagar seus impostos, sustentar sua família com o trabalho diário, a única diferença deve ser que está sem liberdade e ainda mais, cumprir a pena, abaixo este direito absurdo do 1/6 de que adianta condenar?

Wanderlen Borges Castanheira
Marítimo – Tramandaí

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pensando no Amor Eterno

Amor de encomenda
Ah, meu amor, não me venha com amor pouco.
Não me chegue com sentimento incompleto, faltando pedaço.
Preciso de amor completo, cheio, transbordante até.
Ah, meu amor, não me traga amor pelo meio, dividido.
Não me ofereça só uma parte do seu coração.
Quero amor inteiro, sem cortes, sem ceder nada a ninguém.
Ah, meu amor, não me apareça com amor de segunda mão.
Não me entregue paixão usada, surrada, batida.
Desejo amor novo, reluzente, de primeiro dono.
Ah, meu amor, não me mande amor genérico.
Não me dê o que poderia ser de qualquer um..
Espero amor exclusivo, personalizado, feito para mim.
Ah, meu amor, não me mostre amor frágil.
Não me apresente encantamento quebradiço, que se parta na primeira queda.
Procuro amor forte, resistente, que suporte choques.
Ah, meu amor, não me oferte amor com validade.
Não me estenda envolvimento perecível, com data para acabar.
Necessito de amor que não se estrague, que dure, que não mofe.

Por: Wcastanheira Momentos em que pensamos no amor como um produto completo,

Jornal Dimensão Tramandai/Imbé 01/07/09

Opinião Comunidade

Integração da prefeitura
Parabéns ao pároco frei Miguel Debiase e ao Sr prefeito Anderson Hoffmeister pela integração da Festa de São Pedro com a Festa do Estadual do Peixe, pois esta é uma demonstração de maturidade e visão turística das duas partes. É muito bom ver nosso prefeito integrado como cidadão contribuinte, mas investido do poder que tem como chefe do Executivo. As duas partes são responsáveis por dois momentos fortes em Tramandaí - a Festa de São Pedro é um dos maiores eventos de fé da cidade e a do Peixe, sem dúvida, o maior destaque festivo que temos por aqui e, quem sabe, a maior festa gastronômica do Litoral Norte. Um show a parte em termos de divulgação da cidade, uma bela oportunidade para mostrar nossos valores locais sem a força dos intrusos que vem de fora explorar nossos eventos. Nesta festa o pescador, o artesão e a culinária são estritamente locais. Portanto, a integração da igreja com a prefeitura é uma ação louvável, lá estiveram secretários (a), vereadores (a) e é claro, nosso prefeito, em todos os momentos. O povo pode estar bem próximo deles, pode conviver do lado social e religioso juntos, isto é aproximação, é corpo a corpo, o lado religioso e social esteve ótimo. Parabéns aos festeiros e especialmente ao frei Miguel, um grande administrador e um espirituoso frei. A comunidade agradece a DEUS por tê-lo conosco.

Wanderlen Borges CASTANHEIRA

Jornal Dimensão Tramandai/Imbé 01/07/09

Opinião Comunidade

Integração da prefeitura
Parabéns ao pároco frei Miguel Debiase e ao Sr prefeito Anderson Hoffmeister pela integração da Festa de São Pedro com a Festa do Estadual do Peixe, pois esta é uma demonstração de maturidade e visão turística das duas partes. É muito bom ver nosso prefeito integrado como cidadão contribuinte, mas investido do poder que tem como chefe do Executivo. As duas partes são responsáveis por dois momentos fortes em Tramandaí - a Festa de São Pedro é um dos maiores eventos de fé da cidade e a do Peixe, sem dúvida, o maior destaque festivo que temos por aqui e, quem sabe, a maior festa gastronômica do Litoral Norte. Um show a parte em termos de divulgação da cidade, uma bela oportunidade para mostrar nossos valores locais sem a força dos intrusos que vem de fora explorar nossos eventos. Nesta festa o pescador, o artesão e a culinária são estritamente locais. Portanto, a integração da igreja com a prefeitura é uma ação louvável, lá estiveram secretários (a), vereadores (a) e é claro, nosso prefeito, em todos os momentos. O povo pode estar bem próximo deles, pode conviver do lado social e religioso juntos, isto é aproximação, é corpo a corpo, o lado religioso e social esteve ótimo. Parabéns aos festeiros e especialmente ao frei Miguel, um grande administrador e um espirituoso frei. A comunidade agradece a DEUS por tê-lo conosco.
Wanderlen Borges CASTANHEIRA